Embora pouca gente sabe, as cordas utilizadas no intrumento pode mudar e muito o som a ser produzido, isso depende do calibre das cordas, do material e até do formato do encapamento!
A escolha do encordoamento/encordamento correto pode te ajudar a buscar o som que procura para seu instrumento, e aqui vai algumas dicas para vocês!
Calibres
Encordoamentos de guitarra podem vir em calibres que vão do .008 até o .013, e encordoamentos de baixo de .040, .045 e .050.
Encordoamentos de calibre .008 são cordas mais finas, leves, e facilitam muito o uso de Bends, o .009 é considerado o “padrão” para cordas de guitarra.
Encordoamentos mais pesados vêm com a corda G (Sol) encapada e são mais utilizados para tocar em afinações mais baixas.
Quanto mais pesado (Grosso) for o encordoamento, maior tensão será exercida para se conseguir a mesma afinação (Mi como padrão). Assim sendo, a digitação das notas será mais dificil.
Porém, encordoamentos pesados proporcionam um timbre mais cheio e encorpado.
Materiais
O material das cordas fará muita diferença no timbre, os materiais utilizados na construção de uma corda geralmente são: Aço, bronze, cobre, latão, níquel e até mesmo prata para guitarras elétricas; Aço e náilon/nylon para violões, que podem vir com uma camada de seda ou algodão.
Encordoamentos de latão, bronze e cobre dão um timbre bastante “metálico” e são utilizados em guitarras acústicas, já cordas de níquel proporcionam um timbre mais “aveludado” em comparação com outras.
Uma corda se divide em duas partes, o “núcleo” e a “capa exterior”.
O núcleo (Que também pode ser chamado de “Alma”) geralmente é de algum metal tal como o níquel, nylon ou fibras de seda ou algodão.
A capa exterior pode ser feita de aço, cobre, bronze ou prata.
Alguns instrumentos utilizam cordas inteiramente trançadas, sem núcleo.
(Como curiosidade, para alguns instrumentos também são feitos encordoamentos com tripas de animais e cabelo ou crina.)
Encapamento (Capa exterior)
Em geral temos três tipos de capas exteriores a escolha, cada tipo de encapamento vai lhe proporcionar não só um som diferente, mas também uma pegada diferente.
Veremos abaixo as características de cada tipo de encapamento.
Roundwound
O encordamento Roundwound é considerado o encordamento padrão e lhe proporciona um som cheio com bastante sustain.
Porém a superfície das cordas roundwound produzem ruídos indesejados quando o músico desliza os dedos pelas cordas (O mesmo som também é usado de modo criativo e proposital).
Encordamentos roundwound também danificam a escala e os trastes do instrumento com o tempo.
Flatwound
Cordas com acabamento Flatwound tem a capa exterior achatada, mas levemente arredondada nas bordas, e o som produzido é mais suave e menos “brilhante” se comparado aos encordamentos Roundwound.
Devido a sua superficie achatada sua pegada é mais macia e confortável, e os ruídos produzidos pela fricção com os dedos é bastante reduzida, assim como os danos que podem ser causados na escala e nos trastes.
Encordamentos Flatwound tem uma vida útil mais longa pois os sulcos são menores, evitando assim sujeira e oleosidade.
Groundwound
Também podendo ser chamado de Halfwound/Half-Roundwound ou Pressurewound, o encordamento Groundwound é uma mistura entre o Roundwund e o Flatwound, o resultado dessa mistura é as características proporcionadas pela Roundwound com a pegada macia e confortável das Flatwounds, como bônus os ruídos indesejados são diminuidos e os danos causados na escala e nos trastes também.
Na fabricação dos encordamentos Groundwound, Cordas de acabamento Roundwound são lixadas e polidas ou simplesmente “apertar” a corda até que sua superfície se achate.
Desse modo, o acabamento Roundwound acaba perdendo cerca de metade de sua espessura, para compensar isso são utilizados núcleos de maior calibre.
Tapewound
Mais específicas para baixo, encordoamentos Tapewound possuem um revestimento de náilon, produzindo uma sonoridade bastante cheia e encorpada. Seu exterior proporciona uma pegada bastante confortável de se tocar.
Núcleos
Como visto anteriormente, o núcleo pode ser feito de diferentes materiais, porém o formato também pode mudar, além do núcleo normal, o Roundcore, existe também o núcleo Hexcore.
O núcleo Hexcore é um núcleo com formato hexagonal que evita que a capa exterior escorregue pelo núcleo. O formato Hexcore é mais utilizado com encapamentos Roundwound, pois é o acabamento que mais sofre com esse problema de movimentação em relação ao núcleo.
Hexwound
Um encordamento de acabamento Hexwound melhora o timbre do intrumento devido a grande pressão da capa exterior no núcleo, porém sua pegada é menos confortável aos dedos e os danos causados na escala e nos trastes é ainda maior do que em encordoamentos Roundwound por causa de seu formato hexagonal.
Mas assim como em qualquer mercado, sempre virão novidades e inovações.
Assim como esses encordamentos coloridos:
Lembre-se que caso queria mudar o calibre de suas cordas, o ideal é levar seu instrumento para um luthier ajusta-lo para a tensão do novo encordoamento, e que mesmo encordoamentos do mesmo calibre e material podem ser diferentes por serem de marcas diferentes.