Acompanhe um passo-a-passo de como regular sua guitarra com ponte Floyd Rose.
Amadas por uns, e odiadas por outros, guitarras com pontes móveis/flutuantes/tremolo estilo Floyd Rose são muito mais difíceis e complicadas de regular do que uma guitarra com ponte fixa, como já vimos neste artigo.
Uma ponte Floyd Rose se desregula facilmente, pelo simples ato de troca de cordas, sua ponte pode se desregular. Por isso não se deve tirar todas as cordas da guitarra para efetuar a troca das mesmas.
Para se trocar as cordas de uma guitarra com ponte Floyd Rose deve-se retirar uma corda, trocá-la e afiná-la, retirar outra corda, realizar a troca e afiná-la, até que todas as cordas sejam trocadas.
Depois de efetuada a troca de todas as cordas, volte a afinar o instrumento.
Cordas novas tendem a ter uma tensão maior no começo, e pode demorar um pouco para que ela se mantenha afinada. Para resolver isso, estique as cordas com a mão durante o processo de troca, mas cuidado para não esticar demais e arrebentar a corda.
PS: Procure deixar o parafuso de micro-afinação (Parte 4) pela metade antes de travar seu Locknut (Parte 6) com uma chave Allen (Parte 10).
Lembre-se também que a mudança de calibre irá afetar a regulagem de sua guitarra. Caso use encordamentos .009 em sua guitarra, você não deverá colocar encordamentos .008 ou .010 pois isso afetará a nivelação de sua ponte, então caso queira mudar o calibre de suas cordas é necessário realizar a regulagem da ponte.
Pontes Floyd Rose, são pontes flutuantes, e para uma boa regulagem, ela deve estar paralela ao corpo da guitarra.
Para realizar a nivelação da ponte, ajuste os parafusos que prendem a ponte ao corpo da guitarra, e afrouxe ou aperte as molas (Parte 8) presentes no interior de sua guitarra, após remover a tampa na parte posterior de seu instrumento.
Caso sua ponte esteja levantada, aperte o parafuso que prende as molas.
Caso sua ponte esteja abaixada, afrouxe as molas, até que a ponte esteja paralela ao corpo da guitarra.
Em casos extremos, caso os parafusos da mola já estiverem no final e não poder mais ser apertado, coloque mais uma mola para aumentar a tensão, e caso o parafuso não puder ser mais solto, tire uma das molas para diminuir a tensão.
Lembre-se também de que as molas deverão ficar alinhadas, para isso caso você afrouxe um dos parafusos, o mesmo deverá ser feito com os outros parafuso.
PS: Lembre-se também de deixar o seu instrumento afinado o tempo todo, ou seja, a cada mudança realizada nas molas do intrumento, você deve checar novamente a afinação sua guitarra.
A regulagem de oitavas serve para que cada traste de sua guitarra dê a nota certa ao ser tocada.
Para realizar o ajuste de oitavas, é necessário o uso de um afinador eletrônico.
Afine seu instrumento, e com o auxílio de um afinador comece a checar as oitavas do instrumento.
Efetue um harmônico natural no 19º traste da 6ª corda (Mi-aguda), e logo em seguida toque a 19ª casa e veja se as notas que soam são as mesmas (Ambas devem soar a nota Si), caso a nota que soar estiver em um tom acima do harmônico natural, mova o Saddle (Parte 1) para trás, e caso a nota esteja em um tom abaixo do harmônico, mova o Saddle pra frente. Para isso solte o parafuso do Saddle (Parte 3) com uma chave Allen, mova o Saddle de lugar e volte a apertar o parafuso.
Em seguida repita o processo no 12º traste para se certificar que a corda esteja corretamente oitavada.
Repita o processo em todas as cordas.
Espero que esta breve explicação seja de proveito à vocês, guitarristas.