A técnica de Guitarra Slide (Slide Guitar) ou “Bottleneck Guitar“, significa simplesmente utilizar um apetrecho no dedo chamado de Bottleneck (Ou pescoço de garrafa, ao pé da letra), com ele você consegue tocar somente deslizando o mesmo sobre as cordas, sem pressionar sobre os trastes.
A utilização desta técnica proporciona uma sonoridade única e diferenciada, e é muito usada no Blues, Country e música havaiana. Porém isso não significa que a técnica só pode ser usada exclusivamente nesses estilos, muito pelo contrário!
Já escutaram “No more tears” do Ozzy Osbourne? Pois é, Zakk Wylde usa Bottleneck na introdução.
E “Rocket queen” do Guns ‘n’ Roses? A introdução dela também é feita utilizando técnica de guitarra Slide. Assim como vários outros exemplos fora do Blues e do Country
O bottleneck é colocado em um dos quatro dedos da mão esquerda, cada guitarrista usa em um dedo diferente, podendo ser o indicador, o dedo mínimo, anelar, ou o dedo médio (Meu preferido, pois assim posso utilizar power-chords, e até solar sem retirar o bottleneck do dedo).
Mas hoje temos um bottleneck diferente chamado JetSlide, com ele podemos ter liberdade de montar acordes e solar sem problemas, pois ele não envolve o dedo do guitarrista, o JetSlide é utilizado como se fosse um anel. Para maiores informações acesse: www.jetslide.com
Um Bottleneck pode ser feito de vários materiais diferentes, como o vidro (sendo feito literalmente de um gargalo de garrafa ou não), bronze, outros tipos de metais, entre outros.
O material mais utilizado continua sendo o de vidro, e pode até mesmo ser confeccionado em casa.
Outro tipo de técnica em que se utiliza o Bottleneck é com um tipo de guitarra especial chamado de Lap Steel Guitar.
Neste Modo, o guitarrista fica sentado, e a guitarra é posicionada em seu colo deitada, ou dependendo do modelo, pode ser posicionada em uma espécie de “mesinha”, como se fosse um piano.
Confiram um vídeo do Lap Steel Guitar:
A técnica de Guitarra Slide é mais utilizada com afinações abertas (Confiram o post: Afinações abertas – Open Tuning), isso porque o bottleneck ocupa as casas de forma vertical, ou seja, você não pode usar um bottleneck pra tocar duas casas ao mesmo tempo.
E com o uso de uma afinação aberta, o guitarrista pode até mesmo montar acordes com o uso de um único dedo.