Um grupo de engenheiros da Universidade de engenharia e ciências aplicadas da Pensilvânia desenvolveram um projeto musical muito interessante: Fazer música a partir de robôs drones, que controlados por meio de um computador conseguem tocar instrumentos musicais.
Vejam o vídeo dos robôs tocando o tema de 007: James Bond.
Cada drone é programado para percorrer certo trajeto em um certo intervalo de tempo. Cada drone é também responsável por funções específicas, como por exemplo: Um drone é responsável por tocar uma tecla do teclado, outro por tocar a caixa da bateria, etc.
O projeto foi desenvolvido por membros do laboratório GRASP, que estão ajudando cientistas e engenheiros a criar robôs inteligentes, ágeis, rápidos e flexíveis, imitando o comportamento de certos insetos, peixes e aves.
A sala do vídeo está repleta de luzes e cameras infra-vermelhas, que conseguem identificar a posição exata de cada drone, e assim passar as informações programadas de trajeto a cada um deles de forma wireless (sem fio). A programação dos movimentos dos robôs são feitos por meio de waypoints em um espaço 3D, Isto significa que eles são programados para estar em tal posição (em três eixos) em um certo intervalo de tempo.