Muitos irão ler o título desta matéria e pensar: “Mas que matéria inútil!”, porém, existem muitos iniciantes que possuem dificuldades em segurar uma palheta corretamente na hora de tocar, e eu estou aqui para tentar ajudar estes iniciantes!

Uma palheta, em primeira vista não passa de um pedacinho de plástico, mas o seu uso correto possui um impacto enorme na técnica de um guitarrista.
Confira a postagem: Tipos diferentes de palhetas

Muitos irão dizer que o primeiro passo é escolher a palheta certa para você, aquela com que você se sente mais confortável tocando.
Porém, eu não concordo 100% com esta afirmação. Existem uma diversidade enorme de palhetas, e cada guitarrista possui sua preferência, um iniciante que ainda nem aprendeu a segurar uma palheta corretamente, porém, não irá possuir conhecimento o suficiente para identificar aquela com que se sente mais confortável ainda.
Primeiro é preciso aprender como segurar uma palheta, para só então testar outras e escolher sua preferida.

O modo com que o guitarrista segura uma palheta é de extrema importância para sua técnica, influenciando no modo com que a palheta interage com as cordas do instrumento.
Segurar uma palheta de maneira incorreta pode impedir o desempenho e desenvolvimento da técnica de qualquer guitarrista iniciante.

Por outro lado, existe o argumento de que não existe uma forma “correta” de se segurar uma palheta, e que cada guitarrista utiliza palhetas de maneiras diferentes.

De qualquer maneira, é importante saber por onde iniciar, e se quiser ajustar sua própria técnica e pegada ao manusear uma palheta, já terá conhecimento o suficiente para isso.

Primeiramente, assegure-se de que está segurando a palheta de maneira firme. Não precisa segurar a palheta com toda a força do seu ser, mas firme o suficiente para evitar que ela saia voando enquanto toca.

Posicione as extremidades dos seu dedo indicador paralelamente com a extremidade do seu dedão.

extremidades dos dedos em paralelo
extremidades dos dedos em paralelo

É com esta posição que você irá segurar a palheta.

Segurando palheta com a posição acima
Segurando palheta com a posição acima

Ao tocar riffs e solos, utilize o seu dedo mínimo e/ou anelar como apoio no corpo do instrumento, esta posição evita que você se perca nas cordas ao tocá-las, mantendo sua posição em um local específico ficará mais fácil para subir ou descer tocando as cordas sabendo onde sua mão está.

Para tocar batidas com acordes, deixe sua mão completamente relaxada, ainda segurando de maneira firme a palheta, o ataque às cordas precisam ser feito de maneira leve e delicada.

Conforme você se acostuma e pega prática, você irá desenvolver sua própria pegada e o método de utilizar suas palhetas, você terá conhecimento o suficiente para testar outras palhetas e escolher a melhor para você.

Faça um comentário

Nenhum comentário
Esconder comentários