Cinética musical

Também chamada de “agógica“, ou “agoge”, a cinética musical estuda a velocidade, ou andamento que uma peça musical deve ser executada.

Normalmente uma música segue um tempo rítmico constante de seu início até o fim, por exemplo, quando sizemos que uma música se toca em 120 BPM (Batidas por minuto), entendemos que a música começa e termina no mesmo andamento em 120 BPM.

Ao escreverem a partitura, compositores utilizam termos técnicos em italiano de acepção universal. As indicações de andamento mais corriqueiras, do mais lento para o mais rápido, são as seguintes:

TermoBPMDescrição
Gravissimo19 BPM ou menosExtremamente lento
GraveEntre 20 e 40 BPMMuito lento; Solene; Demasiadamente vagaroso
LarghissimoEntre 40 e 45 BPMLentamente
LargoEntre 45 e 50 BPMAmplamente lento, muito vagaroso
LarghettoEntre 50 e 55 BPMUm pouco mais rápido que o Largo
AdagioEntre 55 e 65 BPMDevagar; Calmo; Suave, vagaroso e imponente (caminhando e contemplando a natureza)
AdagiettoEntre 65 e 69 BPMVagaroso, pouco mais rápido que adagio
AndantinoEntre 78 e 83 BPMUm pouco mais lento que o andante
Marcia ModeratoEntre 83 e 85 BPMModerado, à maneira de uma marcha
AndanteEntre 75 e 107 BPMEm passo tranquilo; Andar em ritmo, agradável e compassado (caminhando um pouco mais rápido, porém ainda suave)
Andante ModeratoEntre 90 e 100 BPMEntre o andante e o moderato
ModeratoEntre 108 e 115 BPMVelocidade moderada; Moderadamente (Nem rápido, nem lento)
Allegro ModeratoEntre 112 e 115 BPMModeramente rápido
Allegretto/Allegro ma non troppoEntre 116 e 119 BPMMais rápido que o Moderato e mais lento que Allegro
AllegroEntre 120 a 139 BPMDepressa; Rápido; Ligeiro e alegre (Mais acelerada, utilizada na ginástica para motivar a velocidade de treino)
VivaceEntre 140 a a 159 BPMRápido e vivo; Com vivacidade (semelhante a velocidade de um cooper)
Vivacissimo/Molto vivaceEntre 160 a 169 BPMMais rápido e vivo que vivace
AlegricissimoEntre 170 a 179 BPMRápido e animado
PrestoEntre 180 a 199 BPMMuito depressa; Extremamente rápido (Semelhante a velocidade de corrida)
Prestissimo200 BPM ou maisO mais rápido possível, com toda a velocidade e presteza

Porém, isso não é uma regra manter ritmo constante, e nem todas as músicas seguem uma velocidade ritmica constante.
Em estilos musicais como o Jazz, Rock Progressivo, Música Erudita, e estilos dramáticos como a Ópera, e trilhas sonoras, é mais comum vermos as variações de tempo.

Em geral, trechos com um tempo ritmico mais rápido transmitem um sentimento mais energético, como alegria, enquanto que andamentos mais lentos podem transmitir sentimentos mais melancólicos, de tristeza.
As variações de andamento ao longo da execução da música ajudam a transmitir essas mudanças expressivas de humor.

As mudanças de andamento são indicadas pelas expressões:

  • Accelerando ou, Stringendo, abreviadamente “accel.”
    Acelera o andamento.
    A música se torna gradativamente mais rápida ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (accel. . . . . . .).
    Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de andante pode acelerar até allegro e permanecer no novo andamento).
  • Retardando ou Rallentando
    Diminui o andamento.
    A música se torna gradativamente mais lenta ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (rall. . . . . . .).
    Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de allegro pode ralentar até andante).
  • A tempo ou Tempo primo
    O andamento volta ao pulso inicial da música ou movimento.
  • Tempo rubatto
    Literalmente, “tempo roubado”.
    A música é executada com pequenas variações de andamento ao longo do fraseado. O intérprete escolhe a extensão da variação de acordo com o efeito desejado.

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