Cinética musical
Também chamada de “agógica“, ou “agoge”, a cinética musical estuda a velocidade, ou andamento que uma peça musical deve ser executada.
Normalmente uma música segue um tempo rítmico constante de seu início até o fim, por exemplo, quando sizemos que uma música se toca em 120 BPM (Batidas por minuto), entendemos que a música começa e termina no mesmo andamento em 120 BPM.
Ao escreverem a partitura, compositores utilizam termos técnicos em italiano de acepção universal. As indicações de andamento mais corriqueiras, do mais lento para o mais rápido, são as seguintes:
Termo | BPM | Descrição |
Gravissimo | 19 BPM ou menos | Extremamente lento |
Grave | Entre 20 e 40 BPM | Muito lento; Solene; Demasiadamente vagaroso |
Larghissimo | Entre 40 e 45 BPM | Lentamente |
Largo | Entre 45 e 50 BPM | Amplamente lento, muito vagaroso |
Larghetto | Entre 50 e 55 BPM | Um pouco mais rápido que o Largo |
Adagio | Entre 55 e 65 BPM | Devagar; Calmo; Suave, vagaroso e imponente (caminhando e contemplando a natureza) |
Adagietto | Entre 65 e 69 BPM | Vagaroso, pouco mais rápido que adagio |
Andantino | Entre 78 e 83 BPM | Um pouco mais lento que o andante |
Marcia Moderato | Entre 83 e 85 BPM | Moderado, à maneira de uma marcha |
Andante | Entre 75 e 107 BPM | Em passo tranquilo; Andar em ritmo, agradável e compassado (caminhando um pouco mais rápido, porém ainda suave) |
Andante Moderato | Entre 90 e 100 BPM | Entre o andante e o moderato |
Moderato | Entre 108 e 115 BPM | Velocidade moderada; Moderadamente (Nem rápido, nem lento) |
Allegro Moderato | Entre 112 e 115 BPM | Moderamente rápido |
Allegretto/Allegro ma non troppo | Entre 116 e 119 BPM | Mais rápido que o Moderato e mais lento que Allegro |
Allegro | Entre 120 a 139 BPM | Depressa; Rápido; Ligeiro e alegre (Mais acelerada, utilizada na ginástica para motivar a velocidade de treino) |
Vivace | Entre 140 a a 159 BPM | Rápido e vivo; Com vivacidade (semelhante a velocidade de um cooper) |
Vivacissimo/Molto vivace | Entre 160 a 169 BPM | Mais rápido e vivo que vivace |
Alegricissimo | Entre 170 a 179 BPM | Rápido e animado |
Presto | Entre 180 a 199 BPM | Muito depressa; Extremamente rápido (Semelhante a velocidade de corrida) |
Prestissimo | 200 BPM ou mais | O mais rápido possível, com toda a velocidade e presteza |
Porém, isso não é uma regra manter ritmo constante, e nem todas as músicas seguem uma velocidade ritmica constante.
Em estilos musicais como o Jazz, Rock Progressivo, Música Erudita, e estilos dramáticos como a Ópera, e trilhas sonoras, é mais comum vermos as variações de tempo.
Em geral, trechos com um tempo ritmico mais rápido transmitem um sentimento mais energético, como alegria, enquanto que andamentos mais lentos podem transmitir sentimentos mais melancólicos, de tristeza.
As variações de andamento ao longo da execução da música ajudam a transmitir essas mudanças expressivas de humor.
As mudanças de andamento são indicadas pelas expressões:
- Accelerando ou, Stringendo, abreviadamente “accel.”
Acelera o andamento.
A música se torna gradativamente mais rápida ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (accel. . . . . . .).
Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de andante pode acelerar até allegro e permanecer no novo andamento). - Retardando ou Rallentando
Diminui o andamento.
A música se torna gradativamente mais lenta ao longo dessa marca (em geral, a duração da alteração é indicada por uma chave ou por uma seqüência de pontos sob a pauta (rall. . . . . . .).
Ao final, pode ser estabelecido um novo andamento (por exemplo, de allegro pode ralentar até andante). - A tempo ou Tempo primo
O andamento volta ao pulso inicial da música ou movimento. - Tempo rubatto
Literalmente, “tempo roubado”.
A música é executada com pequenas variações de andamento ao longo do fraseado. O intérprete escolhe a extensão da variação de acordo com o efeito desejado.
Continue estudando: