Hoje as coisas são bem mais fáceis, e muitos se perguntam: “Pra que aprender partitura se posso ler tablaturas ou deixar o Guitar Pro me ensinar?”
Bem… De certo modo isso pode até ser verdade, mas como esperar se tornar um bom músico sem aprender a ler partituras? Afinal, uma coisa é saber tocar, tocar até bem, e saber várias técnicas, outra coisa é ser músico!

Uma hora ou outra na vida de um músico, este irá se deparar com uma partitura que precisa ler…
E se não souber ler partituras?

Músico tentando ler partitura sem entender partituras
Músico tentando ler partitura sem entender partituras

Pois é, então vamos iniciar a aula e aprender a ler partituras?

Figuras rítmicas

Ao contrário das tablaturas, que informam as notas e a ordem a serem tocadas, informando também as cordas do instrumento, e as cifras que só informam os acordes; A partitura além de informar as notas, informa também o tempo em que estas notas devem ser tocadas para se formar a melodia correta.

Para isso, cada nota da partitura informa por quanto tempo esta deve ser tocada, confiram a tabela:

partitura tabela: Tempos

A semibreve possui quatro tempos, isso significa que em uma música 4/4, esta nota deve ser tocada por um compasso inteiro.

Cada nota seguinte possui a metade de seu valor. A mínima possui metade da semibreve (Dois tempos), a semínima possui a metade da mínima (Um tempo), a colcheia possui a metade da semínima (Meio tempo), e assim por diante…

Um compasso 4/4 é o mais utilizado, e este possui quatro tempos, como ele mesmo já informa, isto significa que dentro de um compasso 4/4 cabe uma semibreve, ou duas mínimas, ou quatro semínimas, ou uma mínima mais duas semínimas, etc…

Lembre-se de sempre respeitar o limite de um compasso.

Assinatura de tempo

O compasso com assinatura de tempo em 4/4 é o mais utilizado em todos os estilos, seguido de compassos 3/4, muito comum em Blues, Valsa, entre alguns outros estilos também.

Já se pegou batendo os pés enquanto escuta uma música? Considerando que a música tenha sido em um compasso de 4/4, isso significa que a cada quatro batidas de pé, você contabilizou um compasso da música.

O 1º número informa a quantidade de tempos que cada compasso permitirá, e o 2º número informa a unidade de tempo (Semínimas, colcheias, etc).

No caso, um compasso 4/4 permite quatro semínimas por compasso.
Um compasso 3/4 possui o tempo de três semínimas.
Um compasso 2/4 possui duas semínimas por compasso.
E um compasso 6/8 permite seis tempos de colcheias.

Vale notar que um compasso 4/4 é técnicamente o mesmo que um compasso 2/2, assim como um compasso 3/4 é basicamenteigual à um compasso 6/8.

É óbvio que você não precisa utilizar somente semínimas só porque um compasso 4/4 informa o limite de quatro semínimas. Você poderá utilizar qualquer unidade de tempo, desde que o compasso seja preenchido corretamente.
Por exemplo: um compasso 4/4 suporta quatro semínimas, então você pode utilizar uma semibreve (que possui o mesmo tempo de quatro semínimas); Ou você pode usar oito colcheias (Que somadas, também possuem o mesmo tempo de quatro semínimas).
Enfim… Basta preencher o compasso de modo que a soma de todas as notas dentro do compasso seja igual à das quatro semínimas que o compasso informa (Ou a soma que qualquer outro compasso informe. Por exemplo, um compasso 3/4 informa o limite de três semínimas).

Depois que a soma é completada, você terá formado um compasso, para iniciar outro compasso, você precisará “dividir” sua partitura entre um compasso e outro, para isso usamos um “travessão”, uma linha vertical que divide um compasso de outro.
Cada um desses compassos deverá possuir a mesma soma de tempos, sempre respeitando o valor informado no inicio de sua partitura.

Uma música pode utilizar mais de um compasso diferente, desde que essa mudança seja informada na partitura. Por exemplo, você pode começar a escrever uma música em compassos 4/4, passar à 3/4 no refrão e voltar à 4/4 durante o solo. Mas lembre-se esmpre de marcar essa mudança na partitura.

Compasso

Um compasso separa e divide a notação musical em grupos, por meio de barras conforme o tempo da música.

Como na partitura damos não só as notas, mas também o tempo delas e da música em si, precisamos estar atentos ao tempo da música, saber como escrevê-las em partituras, e também como as ler.

Escala diatônica de C em diferentes compassos

Notação musical

Na tablatura para guitarra/violão temos seis ou sete linhas, ou quatro a cinco linhas para tablaturas de para baixo, cada uma das linhas informa uma corda do instrumento.
Na partitura as cordas não são informadas, até porque, uma partitura pode ser lida para ser executada em qualquer instrumento musical.

Uma partitura é escrita em um pentagrama, que como o próprio nome diz, são cinco linhas horizontais onde são escritas as notas e seus tempos.

Um pentagrama pode informar a clave de Sol, ou a clave de Fá (Também pode informar a clave de Dó, embora esta seja pouco utilizada).
Cada clave possui o dó central localizado em uma posição diferente, o que facilita a leitura para cada instrumento.

Escala Diatônica de C em cada clave
Escala Diatônica de C em cada clave

Cada instrumento possui sua clave, no caso da guitarra e violão, utilizamos a clave de Sol, o baixo utiliza a clave de Fá, já o piano/teclado utiliza as duas claves em conjunto.

Uma partitura é escrita dentro dessas cinco linhas e seus espaços, podendo também ultrapassar estas linhas para cima ou para baixo, deste modo sendo possível escrever notas mais agudas ou graves.

Cada clave informa notas diferentes em cada posição, não alterando apenas a sua oitava, deste modo é preciso decorar a posição de cada nota para cada clave.
Então, se você for apenas guitarrista ou violonista, aprenda somente a clave de sol, se você só tocar baixo, aprenda somente a clave de fá, se você for ambos, ou tocar piano/teclado, ou simplesmete se quiser se tornar um melhor músico, aprenda ambas as claves.

Comece aprendendo somente a posição de algumas notas.
Por exemplo, na clave de sol: A 1ª linha de baixo para cima é um Mi, com isso você já saberá que o espaço entre a 1ª e a 2ª linha é um Fá, e consequentemente, a 2ª linha é um Sol, a última (5ª) linha é um Fá, então o espaço da 4ª para a 5ª linha é um Mi, a linha do meio é um Si, então o espaço entre a 3ª linha e a 4ª é um Dó, etc…

Articulação e acentuação

Figuras rítmicas e compassos não são o suficiente para entender de partituras, existem expressões de articulação e acentuação que ajudam a detalhar a leitura e a escrita na criação de partituras:

O Staccato deve ser tocado pela metade de seu tempo. Por exemplo, se um stacato estiver marcado em uma colcheia, esta deverá ser executada como se fosse uma semi-colcheia, seguida de uma pausa, também no valor de uma semi-colcheia, formando assim um tempo completo de uma colcheia.

Uma fermata não especifica seu valor, este geralmente quem o diz será o regente ou mesmo o próprio intérprete. Por exemplo, a fermata pode ser aplicada na nota ou acorde final de uma música, e esta pode ser executada por tempo indeterminado.

A ligadura, como o próprio nome já diz, liga uma nota à outra(s). Por exemplo, uma ligadura deve ser aplicada na partitura quando um hammer-on ou pull-off for executado no violão ou na guitarra.

O ponto de aumento, como o próprio nome já diz, aumenta o valor de uma nota por sua metade. Por exemplo, se aplicado à uma mínima que possui dois tempos, esta passará a valer três tempos; Se aplicado à uma semínima que possui um tempo de execução, esta passará a valer um tempo e meio.

As tercinas devem ser executadas com 2/3 de seu tempo, e deverão ser usadas em conjunto de 3 notas de mesmo valor (existem exceções). Basicamente você deverá tocar uma tercina (três notas) com tempo uniforme no espaço de duas notas.

Esta é apenas um breve resumo básico para iniciar o aprendizado de leitura e escritura de partituras, este é um assunto bastante amplo e complexo, com inúmeras notações diferentes, caso queira se aprofundar melhor neste assunto, não deixe de estudar!

Confira mais conteúdo sobre como ler partituras:

Aprenda a armar claves no tom correto em partituras

Como ler partituras – Armadura de clave


Aprenda a armar claves no tom correto em partituras
Entenda a dinâmica musical ao ler partituras

Como ler partituras – Dinâmica musical


Entenda a dinâmica musical ao ler partituras
Entenda o significado de cinética musical no tempo das partituras

Como ler partituras – Cinética musical


Entenda o significado de cinética musical no tempo das partituras
Conheça o significado de expressões musicais nas partituras

Como ler partituras – Expressão musical


Conheça o significado de expressões musicais nas partituras
Faça um comentário



  • Boa tarde amigo, tudo bem?

    Estou estudando partituras para guitarra e violão já faz algum tempo, entretanto hoje me deparei com uma pequena dúvida, da qual não consegui resposta na internet.

    Peguei a partitura de uma música que já conheço, Sweet Child o’ mine, apenas com o intuito de fazer uma espécie de comparação.

    No começo da partitura ela avisa que o instrumento deve ser afinado meio tom a baixo, como é de conhecimento geral. Entretanto durante a execução da partitura, ela não leva em conta os tons como sustenido ou bemol.

    Por exemplo, logo de cara, no primeiro tom da música, temos um tom de Ré bemol, entretanto na partitura aparecia como Ré “normal”.

    As partituras não levam em consideração a afinação na qual o instrumento se encontra? Elas digamos, levam em conta para execução a afinação tradicional da guitarra (E A D G B E)?

    Grato desde já.


    • Boa noite,

      Se foi especificado que deve-se usar a afinação um semitom abaixo, deve-se levar em consideração que todas as notas estão acidentadas com o bemol. Então se você se deparou com um ré, ele será um ré bemol. Se ele fosse acidentado com um sustenido, esse ré seria equivalente a um ré sem acidentes.

      Espera que tenha dado pra entender, minha didática é horrível


  • Oi Pessoal, encontrei um Vídeo de um Curso que ensina como ler partituras.
    Segue os assuntos que serão abordados neste curso:

    – Som e suas propriedades;
    – Música e suas divisões;
    – Pentagrama ou Pauta Musical;
    – Linhas e Espaços Suplementares;
    – Notas Musicais;
    – Claves de Sol
    – Figuras e Pausas;
    – Divisão Proporcional dos Valores;
    – Leitura de Partituras e Muito Mais !!!
    PRA QUEM QUISER VOU DEIXAR O VÍDEO NO LINK ABAIXO.

    >>>>>>> http://bit.ly/Aprenda_a_Ler_Partituras


  • Oi Pessoal, encontrei um Vídeo de um Curso que ensina como ler partituras.
    Segue os assuntos que serão abordados neste curso:

    – Som e suas propriedades;
    – Música e suas divisões;
    – Pentagrama ou Pauta Musical;
    – Linhas e Espaços Suplementares;
    – Notas Musicais;
    – Claves de Sol
    – Figuras e Pausas;
    – Divisão Proporcional dos Valores;
    – Leitura de Partituras e Muito Mais !!!
    PRA QUEM QUISER VOU DEIXAR O VÍDEO NO LINK ABAIXO.

    >>>>>>> http://bit.ly/Aprenda_a_Ler_Partituras

Faça um comentário