A pegada de um guitarrista é um assunto polêmico, chegando a gerar discussões, muitas pessoas tem idéias diferentes do que significa a pegada de um guitarrista…
Então, o que é pegada? Como conseguir? Tem pra vender? Onde compra?
Vamos por partes…
– O que é pegada?
Esta é uma pergunta um pouco díficil de responder, até por que, como já disse, é um assunto polêmico que chega a gerar até discussões… Mas como o próprio nome diz, a pegada nada mais é do que a pegada que o guitarrista tem em seu instrumento, cada guitarrista possui sua pegada, podendo ser uma pegada leve, mais sutíl, ou uma pegada mais forte e pesada…
Difere de um modo “mecânico” de tocar guitarra, como quando um guitarrista sobe e desce escalas como se fosse um “robôzinho”, de forma totalmente mecânica.
Um guitarrista demonstra pegada pelo modo de tocar guitarra, com as palhetadas, a força com que o guitarrista toca as cordas, com o movimento dos braços, com o uso de bends, a força dos vibratos, harmônicos artificiais, etc…
Não basta aprender a tocar uma música e simplesmente tocá-la nota por nota, é preciso interpretá-la, mostrar o feeling da música!
Pegada não é fazer teatrinho com a guitarra e começar a dar uma de ator interpretando Shakespeare, também não é tocar guitarra como se você estivesse no topo de uma montanha ou na beira de um abismo com um ventilador na cara e um bicho grudado no cabelo. Performance teatral não importa, o que importa é o que seus dedos fazem nas cordas.
– Como conseguir/desenvolver minha pegada com a guitarra?
A resposta é a mais óbvia… Prática e treino!
É com prática que você vai conseguir pegada, assim como é praticando e treinando que você desenvolve suas técnicas, como tapping, two hands e sweep.
A pegada é algo que o guitarrista adquire com o tempo, não existe um exercício própriamente dito, você só conseguirá desenvolver uma pegada mais forte com prática e treino… E paciência!
E respondendo a pergunta do começo da postagem… Não existe pegada pra vender…