Compor para uma trilha sonora não é simplesmente compor uma canção, é preciso captar o momento, o cllima, o ambiente em que a música será tocada e fazer com que ela se encaixe com as imagens, cenários, com a história, etc.
Imagine um filme de terror tocando Britney Spears no momento que um fantasma aparecerá na tela, ou “Bonde do Tigrão” quando o mocinho beija a mocinha em um filme romântico. Iria parecer mais um filme de comédia, e daqueles bem ruinzinhos…
A trilha sonora tem o poder de deixar o jogador mais atento em uma cena de suspense num jogo de terror, deixar uma batalha épica ainda mais épica, como na batalha final do game Final Fantasy VII no vídeo a seguir:
Dar certa angústia, aquele aperto no coração em uma cena triste, quando o mundo desaba aos pés do personagem:
Ou um sentimento de nostalgia e saudade, relembrando memórias felizes, sabendo que em breve irá deixar seus amigos:
Cada momento do game ou filme, a música precisa expressar o clima e se encaixar com as imagens, mas como? Em geral, é necessário tem bom senso musical para saber o que compor e como, por outro lado, conhecimento teórico (o básico para qualquer compositor).
Geralmente as escalas musicas tem uma característica própria, com uma escala menor por exemplo, o compositor conseguirá criar uma melodia mais triste melancólica, já com uma escala diminuta, o compositor tem o poder de dar um clima de tensão pelos seus intervalos de terça menor e quinta diminuta (é óbvio que não é uma regra, você não dependerá somente da escala diminuta para criar um clima de tensão), além é claro, de escalas exóticas para um cenário egípcio ou medieval, por exemplo:
Alguns jogos possuem uma trilha sonora que dispensam comentários, como é o caso da série Metal Gear Solid, que sempre teve trilhas e canções poderosíssimas:
Outras são tão marcantes que nos fazem lembrar da infância, quem não lembra do Mario? (Que Mario?):
Ou de Sonic:
Cada momento do jogo exige uma música diferente, como por exemplo, quando o jogador vence a partida temos a Fanfare, que é a música de comemoração, veja o exemplo no vídeo a seguir:
E a música de Game Over quando o jogador perde a partida:
E não é só de trilhas originais que vivem o mundo dos games. Games como Tony Hawk Pro Skater e a série Grand Theft Auto, mais conhecida simplesmente como “GTA“, foram responsáveis por influenciar musicalmente gerações inteiras com suas trilhas sonoras de bandas e artistas famosos, e nem tanto.
Ao jogar Tony Hawk, você se deparava com Rage Against The Machine, Anthrax, Red Hot Chili Peppers, Suicidal Tendencies, System of a Down, Bad Religion, Motörhead, The Offspring, Queens of the Stone Age, entre vários outros, apenas para citar alguns.
Jogando GTA, você podia dirigir tranquilamente pela cidade escutanto: Michael Jackson, Ozzy Osbourne, Megadeth, Judas Priest, Slayer, Tears for Fears, Rage Against the Machine, Iron Maiden, Toto, Bryan Adams, Faith No More, Soundgarden, Lionel Richie, Stone Temple Pilots, entre outros, nas rádios do carro.
Mas não é somente a trilha sonora que faz sua mágica, os efeitos sonoros também tem sua importância! Imagine um som de vento e gritos agonizantes num clima de terror por exemplo, confira o vídeo:
Muitas vezes nem sabemos o porque uma cena parece tão legal, mas tente tirar a trilha sonora e os efeitos para ver o resultado, a cena ficará vazia, sem vida, e sem graça.
Como neste vídeo, que mostra como seria o seriado Friends sem as risadas de fundo:
Mas criar os efeitos sonoros é uma tarefa dificil e exige até mesmo certa criatividade, veja uma prévia de como foram criados os efeitos de Final Fantasy XIII: