Armadura de Clave
Cada nota pode possuir um sustenido (#) ou um bemol (b), que como já devem saber, aumentam ou diminuem um semitom da nota original.
Uma partitura também pode informar a tonalidade de uma música, para isso, informando no início da partitura os acidentes que a música possui por meio da armadura, ou armação de clave.
Por exemplo, se no início da partitura for informado sinais de sustenido nas notas: F, G, e C, isso significa que essas notas deverão ser tratadas como acidentes na partitura, e não precisaremos marcar os acidentes na frente das notas desta partitura, ou seja, elas significarão na verdade as notas F#, G#, e C#.
Sabendo os acidentes da partitura, é possível saber a tonalidade da música, pois sabemos que os acidentes F#, G#, e C# se encontram na escala de Fá sustenido menor, ou sua relativa, Lá maior.
Em partituras você não precisa aplicar um acidente (sustenido ou bemol) em cada uma da mesma nota, se você aplica um sustenido à nota Dó na armação de clave, todas as notas Dó a seguir estarão com sustenido, sem que esta precise estar marcada com um sinal de sustenido.
Caso precise anular um acidente durante a execução de uma música, você pode usar o sinal Bequadro:
Por exemplo, caso precise transformar um Dó sustenido em Dó, utilize um bequadro na nota para cancelar o acidente, então transformando um C# em C.
Continue estudando: