O primeiro show, o sonho de muitos iniciantes no mundo da música, porém, o nervosismo da grande maioria ao se aproximar do momento derradeiro.
A primeira dica é óbvia, e aposto que muitos já lhe deram esta dica: Relaxe! Fique calmo, ficar nervoso não te ajuda em nada, muito pelo contrário, pode te atrapalhar mesmo que você esteja totalmente preparado para a apresentação. Ficar nervoso é normal, e muitos músicos que tocam há anos ainda se sentem nervosos antes de entrar no palco, mas com o tempo você irá se acostumar com isso.
Antes da apresentação, lembre-se de se aquecer, toque algumas escalas na guitarra, músicas que fazem parte de seu repertório, principalmente as que você tenha certa dificuldade, ou as que acha mais difíceis.
Ao subir no palco, lembre-se que você não precisa ficar pensando “Estou tocando para 500 mil pessoas”, toque normalmente, como se estivesse em seu quarto ou no estúdio, ensaiando.
Ocupar sua mente com pensamentos inúteis como este farão você perder sua concentração na música, podendo ocasionar em erros feios, portanto, concentre-se somente na música que está tocando.
Você não precisa agir como um Rockstar, pensando que está surpreendendo as menininhas, dando uma de fodão! Fazendo isso você poderá estar conseguindo o resultado oposto, pagando mico e fazendo todos pensar: “Nossa, que molequinho convencido”. Aja naturalmente! Além de ser mais maduro e profissional, isso te permite concentrar melhor em tocar, ao invés da sua “performance”.
Você estará no palco para apresentar as músicas que irá tocar, e não seu trabalho de modelo!
Algumas dessas dicas podem parecer meio “assustadoras” a princípio, porém, são muito importantes e você poderá se certificar quando tiver mais experiência.